Professores da rede municipal de ensino recebem Formação Continuada

24/07/2015

É necessário que o professor esteja em constante processo de formação, buscando sempre se qualificar, pois com formação continuada ele poderá melhorar sua prática docente e seu conhecimento, levando em consideração que a trajetória do educador só terá sentido se relacionada a sua vida pessoal, individual e com a interação com o coletivo.

Ser professor hoje significa não somente ensinar determinados conteúdos, mas, sobretudo um ser educador comprometido com as transformações da sociedade, oportunizando aos alunos o exercício dos direitos básicos à cidadania. Para isso é necessário estar em contínuo aprimoramento profissional e realizando reflexões críticas sobre a própria prática pedagógica, pois a efetiva melhoria do processo ensino aprendizagem só acontece pela ação do professor.

A escola está desempenhando vários e novos papéis na sociedade atual, este vem sendo um campo de constante mutação e o professor tem um papel central, é ele o responsável pela mudança de atitude e pensamento dos alunos. O professor precisa também estar preparado para os novos e crescentes desafios desta que nunca esteve tão em contato com novas tecnologias e fontes de acesso ao conhecimento como hoje. O processo de formação engloba a interação entre o conhecimento teórico e prático, fazendo-o desenvolver habilidades para saber lidar com as diferentes situações que surgem na atuação da prática docente.

Neste sentido, a secretaria municipal de educação ofereceu aos professores da rede municipal de ensino encontros de formações nos dias 21 e 22 de julho, na qual os profissionais da educação puderam refletir sobre suas práticas pedagógicas e como estão cuidando e agindo com a pessoa que é esse profissional. O primeiro encontro ocorreu na Escola Estadual José Antônio Ferronato, o qual foi um diálogo com profissionais da saúde do município. A nutricionista Greise Kossmann, a fisioterapeuta Silvana Boza, o psicólogo Tiago Pezzini e a assistente social Daniela Gazola, refletiram com os professores da rede municipal e estadual sobre a saúde dos profissionais. Pela tarde, na Câmara de Vereadores aconteceu palestra com o Mestre em Educação Elino da Silva, estudioso da área e debatedor da problemática atual, que presenteou os professores com belas reflexões frente ao mundo moderno que cobra novas posturas dos profissionais.

Para encerrar a formação, no dia 22, no Centro de Eventos, foi proporcionado aos profissionais da educação uma espécie de cinema com o filme “Estrelas na Terra” que trouxe uma reflexão profunda sobre as práticas em sala de aula.