Jogos dos Povos Indígenas do RS ocorreram na reserva da Serrinha

01/10/2013

Os Jogos dos Povos Indígenas do RS, II edição 2013, na aldeia Serrinha, que abrange os municípios de Três Palmeiras, Constantina, Ronda Alta e Engenho Velho ocorreu de 26 a 29 de setembro reunindo indígenas de 13 aldeias do estado. As delegações formadas por atletas, lideranças indígenas e candidatas à Rainha da Beleza Kaingáng dos Jogos Indígenas, deu início à bela festa que começou na noite do dia 26.

O grande cerimonial de abertura dos Jogos, na Arena Cultural contou com demonstrações de práticas indígenas tradicionais, acendimento do fogo ancestral, cantos indígenas, apresentação das delegações indígenas, grupos culturais e as mais belas indígenas que disputaram a coroa à Rainha dos Jogos Indígenas 2013.

A atividade de abertura dos jogos contou com a presença dos prefeitos dos 4 municípios, o cacique da Serrinha e vereador Antônio Mig Claudino, a diretora executiva do Inbrapi, Fernanda Kaingáng e a presidente do Inka, Susana Fakoj. representante da FUNDERGS e representante da SEL( Secretaria da Cultura e Lazer).

A Banda Marcial Municipal de Três Palmeiras, a qual tem vários integrantes indígenas fez uma belíssima apresentação emocionando os presentes.
Houve também apresentação dos Hinos Nacional, do Rio Grande do Sul e da Terra Indígena Serrinha, todos interpretados na língua Kaingang.

Os dias que ocorreram os jogos foram realmente momentos de resgate e valorização da cultura indígena no estado. Foram realizadas competições entre os grupos, fórum dos jogos indígenas, escolha da Rainha dos Jogos Indígenas 2013, dentre outras atividades e apresentações.